Súmula Bíblica Contra os Protestantes

O mesmo autor de “Bíblias Completas e Bíblias Incompletas” esta obra prova através de diversos versículos bíblicos a incoerência daqueles que se dizem “leitores” e “entendedores” da Bíblia.

Publicado em 1960, apresenta uma defesa da doutrina católica frente às objeções protestantes, utilizando citações bíblicas para fundamentar os ensinamentos da Igreja Católica. O documento “Súmula Bíblica contra Protestantes” de Pe. Antônio Miranda, publicado em 1960, apresenta uma defesa da doutrina católica frente às objeções protestantes, utilizando citações bíblicas para fundamentar os ensinamentos da Igreja Católica. Abaixo está um resumo dos principais tópicos abordados:

  • Jesus conferiu aos apóstolos o poder de perdoar pecados, como descrito em Mateus 16,19 e João 20,22-23. Esse poder é sacramental e exclusivo.
  • A adoração estrita é reservada a Deus, enquanto a veneração é permitida para santos e anjos, conforme a tradição bíblica.
  • Os anjos são guardiões dos homens, medianeiros e intercessores, como mostrado em Mateus 18,10 e Apocalipse 8,3-4.
  • O Anticristo será uma figura específica no fim dos tempos, mas também simboliza aqueles que negam Cristo, conforme 1 João 2,22.
  • Jesus escolheu 12 apóstolos para liderar a Igreja, com Pedro como líder principal, evidenciado em Mateus 16,19 e Atos dos Apóstolos.
  • Embora não explicitamente narrada na Bíblia, a Assunção é deduzida de textos como Apocalipse 12 e Gênesis 3,15.
  • A oração é fundamentada nas palavras do anjo Gabriel e de Isabel em Lucas 1,28 e 1,42.
  • O batismo é essencial para a salvação, ordenado por Jesus em Mateus 28,19 e João 3,5, incluindo o batismo de crianças.

Sobre o autor

Dom Antônio Affonso de Miranda, S.D.N. (14 de abril de 1920 – 11 de outubro de 2021), foi um bispo católico brasileiro e membro da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (S.D.N.). Nascido em Cipotânea, Minas Gerais, ingressou ainda jovem no Seminário Apostólico de sua congregação em Manhumirim, onde cursou humanidades e filosofia.

Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1945, em Belo Horizonte, por Dom Antônio dos Santos Cabral. Ao longo de seu ministério, desempenhou diversas funções, incluindo diretor da Escola Apostólica de Manhumirim, redator e diretor do jornal “O Lutador” e superior geral de sua congregação entre 1952 e 1961.

Em 8 de novembro de 1971, o Papa Paulo VI nomeou-o bispo de Lorena, São Paulo, onde exerceu seu episcopado até 1977. Posteriormente, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese da Campanha, Minas Gerais, e, em 1981, tornou-se bispo diocesano de Taubaté, São Paulo, cargo que ocupou até sua renúncia em 1996.

Dom Antônio também se destacou como orador sacro e escritor, contribuindo com artigos no jornal “A Voz Diocesana” e participando da Terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Puebla, México, em 1979.

Faleceu aos 101 anos, em 11 de outubro de 2021, sendo, na época, o bispo mais idoso do Brasil.

Onde comprar: Livraria Veritatis.

Ficha Técnica

Autor: Pe. Antônio Miranda, S. D. N.

Edição: 1a.

Ano: 2025.

Capa: Brochura sem orelha.

Páginas: 142.

Tamanho: 12 x 18 cm.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *