John Henry Newman, foi um sacerdote católico inglês convertido do anglicanismo para o catolicismo, posteriormente nomeado cardeal pelo papa Leão XIII em 1879. Foi beatificado no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI e posteriormente canonizado pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019.
Esta é a sua segunda obra mais importante, sendo a primeira “Ensaio para o desenvolvimento da doutrina cristã”.
Depois de sua conversão do Anglicanismo para o Catolicismo, John Newman foi acusado de ter sido sempre um católico infiltrado. Então ele escreve esta obra em defesa da sua conversão que foi publicada pela primeira vez em 1864.
No caso da Apologia Pro Vita Sua de Newman não é tão simples classificá-la somente como uma obra apologética. Se fizermos uma breve análise de seu primeiro título, “Uma Defesa de sua Própria Vida”, fica evidente a vontade do autor em ressaltar o caráter argumentativo e autobiográfico de seu escrito. Com a alteração do título — decorrente também das mudanças no conteúdo da obra — para História de Minhas Opiniões Religiosas, fica claro que trata-se também de uma obra histórica e religiosa.
É necessário relembrar que Apologia Pro Vita Sua surgiu de uma disputa teológica entre o Padre John Henry Newman e Charles Kingsley (1819 – 1875), clérigo da Igreja da Inglaterra. Em 1864, Kingsley publicou o panfleto, “Whether Dr. Newman teaches truth is no virtue?”, e em seguida o opúsculo “What then does Dr. Newman mean?”. Nos dois escritos Kingsley acusava Newman de ter negado que a verdade fosse uma virtude por si mesma, dizia que Newman teria sido um embusteiro durante seus anos como padre anglicano, e, por fim, atacava o sacerdócio e catolicismo.
Na época dessa controvérsia, gerada por Kingsley, Newman estava um pouco esquecido e não era mais o requisitado Newman do início do Oxford Movement. Desde de 1845, quando se converteu à Igreja Católica, Newman estava mais recluso em razão dos seus deveres sacerdotais. Porém, os escritos de Kingsley reacendem a chama de Newman para escrita e polêmica.
A presente edição é companhada por uma carta do Papa São Pio X na qual aprova a obra do Bispo de Lamerick sobre os escritos do Cardeal Newman.
Autor: São John Henry Newman.
Prefácio: Anthony Tannus Wright.
Tradução: Manuela Praça.
Notas e comentários: Frei Machado da Fonseca, S.J.
Edição: 2.
Ano: 2023.
Capa: brochura.
Orelhas: sim.
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 486.
ISBN: 9786585249010.